sexta-feira, 23 de setembro de 2011

"Refletindo Sobre Projetos na Escola"


Fazem sete anos que leciono, três anos no Mato Grosso do Sul, três anos no estado de São Paulo e esse ano de volta ao Mato Grosso do Sul. Não tenho muita experiência em projetos, trabalhei em São Paulo em escola de tempo integral e lecionei em oficinas de artes no período vespertino, quase um projeto. 
Percebo que o projeto na escola mobiliza toda a escola, desde o primeiro aninho até as séries finais, sempre com um interesse em comum. O projeto com certeza é um meio de comunicação interdisciplinar, temos como auxílio a tecnologia que faz com que enriqueça as pesquisas e o resultado do projeto seja mais criativo e interessante. A função de um projeto é levantar questões, informações, colocar em ação toda a escola. O professor precisa ter abertura e flexibilidade para relativizar a sua prática e as estratégias pedagógicas para que o aluno possa (re)construir o conhecimento. Isto implica criar situações mais localizadas, que permite ao aluno entender as particularidades dos conceitos do projeto.
Os professores precisam estar atentos e motivar sempre as pesquisas e as atividades, acompanhando o processo de aprendizagem dos alunos e tendo clareza de suas intencionalidades pedagógicas. Então concluo que no geral o projeto na escola é um ótimo meio de ensino aprendizagem.




sábado, 10 de setembro de 2011

"Projeto Folclore: formando leitores e escritores".











Este projeto foi maravilhoso. Com o auxilio do laptop do projeto UCA-um computador por aluno, fizemos pesquisas e produzimos com uma grande bagagem de conhecimento, os alunos participaram intensamente e concluimos com louvor. Fizemos um dia de exposição e nesta colocamos não só livrinhos confeccionados por eles, colocamos artesanatos e brinquedos folclóricos, pesquisados e feitos por eles.

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

“Avaliando a minha aula com uso do laptop”.

As aulas com o uso do laptop estão sendo desenvolvidas de maneira positiva, no meu caso que ministro aula de artes, tenho que usar imagens de obras, as aulas ficavam limitadas, às vezes tirava xerox, mas não tinha o mesmo efeito a aula, e não possuo livros didáticos na escola, para uso com os alunos, só tenho os meus. Então, às vezes conseguia imagens grandes e outra vezes conseguia imagens pequenas. Usava a sala da STE como recurso, mas é diferente, com o laptop em mãos, cada um faz a sua pesquisa, cada um faz a sua atividade, antes era tudo em grupo, ainda mais quando era uma sala numerosa, não era fácil. Então, a meu ver tudo ficou melhor.
Quanto a meu projeto, pude perceber um grande interesse por parte dos alunos, o tema foi “Lendas Folclóricas do Mato Grosso do Sul”, pude analisar o interesse na pesquisa, a participação do aluno, o fato de ser sobre a nossa região foi de fácil aceitação, eles gostaram do tema e as aulas para execução do projeto foram produtivas, cada aluno queria contar uma lenda diferente, foi um projeto bem interativo e acabamos descobrindo sobre várias lendas que cada avô contou. A elaboração dos desenhos, a imaginação, fez com que os cartazes, ficassem mais reais e com a criatividade colocada em prática, conseguimos concluir os cartazes com uma grande beleza.
Sobre pontos negativos, a única coisa é que 50 minutos não dão para nada, tenho duas aulas por semana e maioria das vezes têm que estender os planos de aulas por causa do tempo.



Essas são algumas fotos dos alunos do 8º ano A da E.E.Padre Anchieta de Nova Andradina/MS, pesquisando sobre lendas folclóricas do MS, usando o laptop do projeto UCA-Um Computador por Aluno.