sábado, 6 de outubro de 2012

Produção Interativa - 2° e 3° Ano - Projeto Trilhas - Histórias Rimadas.





















Nesta atividade os alunos conheceram o livro Pêssego, pera, ameixa no pomar do Projeto Trilhas, esse livro contém uma história rimada e os seus fatos são breves. Assim, a estrutura do livro facilita a memorização e o aluno consegue identificar o som e o sentido das palavras da história.
Como o livro é rimado, a sonoridade ajuda a dar sentido ao texto, a criação de significados, está apoiada na sonoridade das palavras e o fato do texto ser curto, com o vocabulário especialmente escolhido, colabora para a memorização e a incorporação de seu sentido por parte das crianças.       
Após a leitura os alunos receberam fichas ilustradas do livro e organizaram seguindo a sequência do livro.                                                            


Produção Interativa - 4° e 5° Ano - Projeto Trilhas - Histórias de Acumulação


















Nessa atividade os alunos foram separados em grupos e cada grupo recebeu um livro do Projeto Trilhas e os próprios alunos leram para os outros alunos. Foi uma atividade muito legal! 
Os livros contêm narrativas engraçadas que oferecem oportunidades de aprendizado e que permitem às crianças entrarem no mundo encantado das histórias.
As histórias possuem uma estrutura de repetição acumulativa que torna a leitura e a compreensão da história mais fácil. Um mesmo acontecimento se repete várias vezes, vai se acumulando sucessivamente, até a história se inverter ou surpreender. Desta maneira faz com que o aluno antecipe os acontecimentos e memorize a história.








Produção Interativa - 1° ano - Projeto Trilhas - Jogo do Contrário.






Nessa atividade as crianças tiveram a oportunidade de enriquecer sua compreensão sobre as palavras ao terem sidas desafiadas a encontrar a carta contrária da palavra. Por se tratar de um jogo do contrário, as crianças são convidadas a pensar e refletir sobre o significado de cada palavra que está representada na carta do jogo.